Publicidade

segunda-feira, 27 de julho de 2015 Torneios europeus | 13:41

Franceses debutam nas ligas europeias nesta semana

Compartilhe: Twitter
As taças da Liga Europa, à esquerda, e da Liga dos Campeões da Europa, à direita

As taças da Liga Europa, à esquerda, e da Liga dos Campeões da Europa, à direita

A Liga dos Campeões e a Liga Europa começam antes mesmo das ligas nacionais do continente. Não na fase de grupos, onde está a elite, os melhores da temporada anterior. Mas nas etapas eliminatórias, que começam com campeões dos países menos expressivos, da parte debaixo do ranking da Uefa, e vão afunilando até conhecermos todos os 32 participantes das 8 chaves.

Nesta semana, a Champions League vive a terceira rodada classificatória, com jogos de ida, e um deles é Young Boys x Monaco, amanhã, na Suíça. A volta, no Principado francês, acontece terça da semana que vem, dia 4. Para chegar aos grupos, o terceiro colocado do último Campeonato Francês, além de eliminar o adversário suíço, ainda terá de passar por um playoff, novamente em mata-mata, em agosto, contra um clube que será conhecido em sorteio no dia 7.

Sendo bem sucedido, o Monacô se junta a Paris Saint-Germain e Lyon como os franceses do sorteio de 27 de agosto, que curiosamente será feito no Principado e definirá a composição dos grupos, cujo primeiro matchday acontece em 15 e 16 de setembro.

A Europa League segue caminho semelhante. Nesta quarta será aberta a terceira rodada classificatória, e na quinta jogam Bordeaux x AEK Larnaca e Tirgu Mures x Saint-Etienne, na Romênia. As partidas de volta, no Chipre e em St Etienne, acontecem na outra quinta, dia 6. Haverá também mais uma peneira antes da fase de grupos, sorteio um dia após o da Champions e pontapé inicial da etapa de chaves, onde já está o Olympique de Marseille, em 17 de setembro.

Nos últimos anos, as equipes da França têm priorizado apenas a UCL e disputado a UEL meio que pra cumprir tabela. O que é ruim para o futebol do país, que ganha vagas nessas ligas de acordo com o desempenho dos seus representantes em ambas. Que entrem com gana nesta temporada então!

Autor: Tags: , , , , , , ,

1 comentário | Comentar

  1. 1 José Luis Aquino 28/07/2015 17:17

    Valeu Bruno!

    • Bruno Pessa 29/07/2015 13:42

      Estamos aí!

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.