Publicidade

sábado, 19 de abril de 2014 Copas francesas | 19:17

PSG supera Lyon e vira maior ganhador da Copa da Liga

Compartilhe: Twitter
Uma das imagens mais agradáveis da decisão no Stade de France (LFP)

Uma das imagens mais agradáveis da decisão no Stade de France (LFP)

O Lyon vendeu caro, mas o PSG levou a Copa da Liga Francesa 2013/14 hoje em Saint-Denis.

A vitória foi construída nos minutos iniciais, com dois gols de Cavani  (o terceiro a marcar um doublé na final do campeonato, depois de Pauleta em 2002 e Giuly em 2003) . O primeiro complementando boa jogada de Maxwell e Lavezzi, aos 4. E o segundo, depois que Thiago Silva lançou Lucas, e o goleiro Anthony Lopes estabalhou-se acertando o meia-atacante brasileiro na divisória da grande área. O replay nos mostrou que a falta foi fora da área, mas Stephane Lannoy marcou pênalti, e o uruguaio, cobrador oficial na ausência de Ibrahimovic, ampliou a vantagem parisiense.

O segundo tempo certamente traria lioneses mais contundentes, e a emoção aumentou quando Lacazette deu bela arrancada e bateu cruzado, no canto de Douchez, diminuindo o revés do OL para apenas um gol, aos 11 minutos. Porém, o Paris Saint-Germain teve maturidade para segurar o adversário, até criou chances de ampliar, e acabou prevalecendo no fim das contas.

-> Veja como foi a final segundo o lance a lance do L’Equipe

O quarto título da recente competição faz do PSG agora, seu maior campeão – o Olympique de Marselha e o Bordeaux ficam em segundo com três conquistas cada. O Paris ganhou a primeira edição, em 1994/95, depois 97/98, 2007/08 e agora a última. Das cinco finais que o Olympique Lyonnais disputou, só ganhou uma, em 2000/01.

Não foi a divisão mais justa de troféus na temporada, porque o Lyon não disputa mais nada e os parisienses estão a dias de confirmar o título da Ligue 1. Mas futebol não é matemática neutra, ainda bem. E pode pintar um prêmio de consolação indireto pro Lyon, porque a vaga pra Liga Europa que iria pro campeão hoje, já que o PSG alcançará a Liga dos Campeões pela L1, sobra para o quinto colocado do Campeonato Francês, que atualmente é o… Lyon.

Thiago Silva levantou a CdL ao som de We Are The Champions, Nicolas Sarkozy aplaudiu e sorriu a metros de distância, e nada mais justo, pois o time mais forte do país mora na capital nacional e ninguém duvida disso.

Autor: Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.