Publicidade

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 Extracampo, Franceses no mundo | 14:05

Anelka “causando” após comemoração polêmica na Inglaterra

Compartilhe: Twitter
Os dois gols de Anelka contra o West Ham são os únicos dele em 12 partidas pela PL 2013/14 até aqui (Photo: LeMonde/AFP)

Os dois gols de Anelka contra o West Ham são os únicos dele em 12 partidas pela PL 2013/14 até aqui (Photo: LeMonde/AFP)

Marcar gols pelo pequeno West Bromwich Albion nas ligas e copas inglesas não daria tanta repercussão para Nicolas Anelka, que parece já ter entrado na fase descendente da carreira (não só pelos 34 anos, mas pelos recentes clubes pequenos por onde tem passado), quanto uma comemoração polêmica contra o West Ham, dia 28 de dezembro último, pela Premier League (Campeonato Inglês da primeira divisão).

Anelka fez o gesto da foto acima, denominado de quenelle, uma espécie de nazismo invertido. Para ele e os que o defendem, trata-se de uma referência a um amigo e comediante francês, Dieudonne M’bala M’bala, por sua postura “antissistema”, contra o establishment. Para os que o condenam, é um sinal antissemita, e portanto racista.

O problema é que a federação inglesa de futebol, a FA, o condenou, suspendendo-o por 5 jogos. Dieudonne também, tendo sido banido de entrar em território britânico. O humorista não conta com “ficha limpa” na França, onde tem ligação com a extrema direita (para piorar…).

O WBA também pode punir o atacante, depois de ter perdido o patrocínio máster da Zoopla ao fim da temporada. Segundo o site do Le Monde, a decisão tem a ver com a repercussão negativa do quenelle anelkiano.

O jogador, que além da suspensão não vem jogando porque se machucou no joelho, pediu uma audiência pessoal à FA, que terá três membros independentes e está prevista para a semana que vem, para se explicar, após negar o antissemitismo. Vamos ver se consegue sair menos manchado dessa…

Para saber mais do contexto que cerca o quenelle na França e na Europa, leia os textos Da cintura pra baixo é quenelle!, assinado por Jota Neto no Doentes por Futebol, e Anelka, La Quenelle e o que isso tem a ver com nazismo, de Felipe Lobo, no Trivela.

Autor: Tags: , , , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.