Publicidade

domingo, 16 de setembro de 2012 Francês da 1ª divisão, Torneios europeus | 21:31

Marselha intacto, Lyon e Lorient por perto depois da 5a rodada

Compartilhe: Twitter

Resultados da 5eme journée da Ligue 1:

AS Nancy Lorraine 0 x 1 Olympique de Marseille
Olympique Lyonnais 2 x 0 AC Ajaccio
Stade Rennais FC 1 x 2 FC Lorient
Paris Saint-Germain 2 x 0 Toulouse FC
Valenciennes FC 0 x 0 Girondins de Bordeaux
Stade de Reims 3 x 1 Montpellier Hérault SC
ESTAC Troyes 1 x 1 LOSC Lille
Evian TG FC 3 x 0 SC Bastia
OGC Nice 4 x 2 Stade Brestois 29
AS Saint-Etienne 0 x 1 FC Sochaux-Montbéliard

Gols: Assista ao vídeo do site da ESPN

Todos os adversários, atrás na classificação, continuam torcendo contra, mas o Olympique de Marselha (15 pontos ganhos) segue perfeito: 1 a 0 fora de casa sobre o Nancy e quinta vitória em cinco rodadas, o que o clube nunca havia conseguido na história do Campeonato Francês! O feito é ainda mais notável porque, como lembra o amigo Eduardo Junior, a equipe começou a temporada desmontada, com novo técnico, muitas saídas e poucas reposições. Na partida de hoje, que encerrou a rodada, o time já vinha sendo melhor antes de abrir o placar, desperdiçando boas chances com Gignac. No segundo tempo, Jordan Ayew foi o nome do gol e o elenco de Elie Baup goza da melhor defesa da liga até aqui, com apenas um gol sofrido em cinco jogos.

Irmãos Ayew e Gignac na comemoração do gol marselhês no Marcel Picot (om.net)

O segundo na tabela é o Lyon (13 pontos), que bateu o Ajaccio com gols de Lovren, de cabeça (com a colaboração da indecisão do goleiro Ochoa após escanteio) e Lisandro Lopez, aproveitando contra-ataque. O romeno Mutu, ex-Fiorentina, estreou no ACA. O terceiro é o Lorient (11 pontos), que surpreende por se intrometer entre os mais cotados para comandar a tabela. O time de Ludovic Giuly contou com dois gols de Alain Traoré para bater o Rennes fora de casa, por 2 a 1, e viu seu atacante (especialista em marcar de fora da área, como lembra o @OptaJean) chegar à vice-artilharia geral com quatro tentos. Detalhe que a equipe foi para o vestiário com um jogador a menos, perdeu o goleiro Audard na etapa complementar mas mesmo assim segurou o resultado longe dos seus domínios.

PSG e Bordeaux (9 pontos) complementam o top 5 da classificação. Com os 2 a 0 no TFC, o Paris ganhou a primeira no Parc des Princes neste torneio e assim aumentou sua invencibilidade em casa na L1 para 14 jogos, contando a temporada passada. Recebido com tapete vermelho na chegada ao estádio, não teve um bom início de jogo, mas contou com uma bela atuação de Marco Verratti para se impor. No primeiro gol, o italiano de 19 anos, ex-Pescara, deu uma de Pirlo e enfiou com precisão para Pastore tocar com categoria por cima do goleiro Ahamada.

Foi o 1o gol parisiense de outro jogador além de Ibrahimovic na competição. Depois de um primeiro tempo com apenas sete faltas, Ancelotti colocou Nenê na segunda etapa, logo após o time sacramentar a vitória quando, em contra-ataque, Menez serviu Ibra, definitivamente sinômino de gol para a equipe da capital. Thiago Silva e Van der Wiel devem estrear na terça, pela Liga dos Campeões (dois links para a crônica do jogo: blogs TFC Toulouse Brasil e Tabela Online.

Também na sexta, abrindo a rodada, o Montpellier se deu mal contra o Stade de Reims, continuando aquém do que se espera para o campeão defendendo o título (ainda mais se considerarmos que a Champions já está aí…). A equipe vem falhando sobretudo nos minutos finais: 6 dos seus 8 gols sofridos aconteceram nos 30 minutos finais da partida. Um dos três gols do Reims foi marcado pelo atacante brasileiro Diego Rigonato, ex-Tours, recém-chegado ao clube.

**

SEMANA DE LIGAS
Antes da próxima rodada, cinco clubes têm compromisso na estreia da fase de grupos das ligas europeias. Pela Liga dos Campeões, haverá Montpellier x Arsenal e PSG x Dínamo de Kiev (que se reencontram depois da Copa da Uefa 2009/10, mencionada no primeiro post deste blog!), na terça, e Lille x Bate Borisov na quarta. Na Liga Europa, quinta-feira, jogam Lyon x Sparta Praga, Fenerbahce x Marselha e Bordeaux x Brugge. Sorte pra todos!

**

Programação da 6a rodada:

Vendredi 21 septembre 2012
Montpellier Hérault SC x AS Saint-Etienne

Samedi 22 septembre 2012
SC Bastia x Paris Saint-Germain
Stade Brestois 29 x Valenciennes FC
FC Lorient x OGC Nice
Stade de Reims x AS Nancy Lorraine
FC Sochaux-Montbéliard x ESTAC Troyes
Toulouse FC x Stade Rennais FC

Dimanche 23 septembre 2012
Girondins de Bordeaux x AC Ajaccio
Olympique de Marseille x Evian TG FC
LOSC Lille x Olympique Lyonnais

– Quer receber notícias e opiniões sobre futebol francês no seu Twitter, interagindo comigo? Me segue lá!
– Quer ficar por dentro do futebol francês e debater com outros antenados e interessados no Facebook? Peça para entrar na comunidade Ligue 1 Brasil (Já são mais de 70 membros!)

Autor: Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 comentários | Comentar

  1. 25 lingerie 03 cinemax 02/11/2013 21:29

    It does seem that everybody is into this kind of stuff lately. Don?t really understand it though, but thanks for trying to explain it. Appreciate you shedding light into this matter. lingerie 03 cinemax http://investor.denvernews.net/newsnet.denvernews/news/read/25480458

  2. 24 Rodrigo 17/09/2012 10:27

    E o Lille começa patinando. O que mostra a falta que Hazard faz no time. Bom para os Olympiques que no mínimo estão se consolidando para se garantirem na UCL. E será o Lorient o azarão dessa temporada? Rennes com um início preocupante…

    • Bruno Pessa 17/09/2012 16:54

      Vamos ficar de olho no Lorient do “decano” Giuly! Rennes que se cuide mesmo…

  3. 23 Sérgio Ayres 17/09/2012 3:46

    Se estivesse na UCL o elenco era apertado, mas para a UEL acho suficiente pq todos os jogadores que saíram tiveram reposição. Apesar de ter um grupo forte na UEL.

  4. 22 Sérgio Ayres 17/09/2012 3:43

    Nesse jogo o OM ñ tinha de jogadores importantes Barton, Lucas Mendes, Rémy, Amalfitano e Diawara e foi bem (tudo bem que era o Nancy).

    • Bruno Pessa 17/09/2012 16:53

      Verdade, o elenco do OM é bom mesmo, pra realidade francesa.

  5. 21 Vinícius Ramos 16/09/2012 23:21

    Realmente, a campanha do Marselha impressiona, mas me preocupo se terão elenco para brigar até o final.

    Agora, o Montpellier… começa a ficar preocupante.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.