Publicidade

segunda-feira, 25 de junho de 2012 Eurocopa, Seleção francesa | 23:24

Euro 2012: Espanha venceu de forma incontestável e mostrou a "verdadeira" França

Compartilhe: Twitter

Me desculpem a demora entre o final do jogo e a publicação deste post, sinal de tempos ocupados com outros afazeres

Antes do jogo em Donetsk até podíamos ter esperanças, pelo conjunto entrosado e os nomes talentosos dos Bleus. Blanc foi mais cauteloso inserindo maior marcação na meia cancha, levando a campo Lloris; Reveillere, Rami, Koscielny e Clichy; Mvila, Cabaye, Malouda e Debuchy; Ribery e Benzema.

Mas bastou a bola rolar para a Espanha começar a dar as cartas, com toques curtos e insistentes lá e cá, ditando seu ritmo pacientemente e acuando os franceses no campo defensivo – curiosamente, sem atacantes de ofício, lembrando um tal de Barcelona contra um tal de Santos meses atrás… E quando a França recuperava a bola, nada de criativo, jogadores distantes, os atacantes tentando decidir individualmente, se movimentando até, porém improdutivamente.

O belo uniforme branco não merecia contexto tão negativo... (Reuters)

Bastou então apenas uma chance real de gol para os espanhóis abrirem o placar, no primeiro tempo, e ficarem ainda mais tranquilos, mais donos da partida, e os franceses mais perdidos. No segundo tempo, até que o técnico tentou fazer sua parte, em pé à beira do campo boa parte do tempo, orientando, trazendo Nasri, Menez e Giroud para uma tentativa de abafa. Porém, o time parecia sem alma, sem gana, sem ousadia, ingredientes que naturalmente se espera de quem disputa uma partida decisiva de Eurocopa.

E assim foi, de forma bem previsível e muitas vezes enfadonha, na segunda etapa, até o segundo tento espanhol, o pênalti do “artilheiro” Xabi Alonso, fechando o caixão francês e mostrando a real condição de uma equipe que precisa evoluir bastante ainda. Mesmo estando na companhia de dois amigos franceses (+ esposa e cunhada fotógrafa), felizmente depois do apito final nos esquecemos de toda aquela decepção via TV e nos entregamos a queijos, vinhos e pães in loco, porque ao menos a gastronomia francesa, essa sim, nunca decepciona!

O melhor da França a nossos pés (os meus são os da direita): du vin, du pain et du fromage! (Photo: Leticia Azevedo)

Autor: Tags: , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.